Síndrome da Casa Cheia

Já há algum tempo venho fazendo uma autoterapia. O que isso quer dizer? Bem, resumindo bastante, todo o processo se constitui em uma busca de si mesmo. Ou seja, tentar se analisar desde a mais tenra idade, até a fase atual, prestando muita atenção em tudo no que se baseia sua vida, inclusive nos pequenos detalhes, que as vezes nos parecem sem importância, e de repente se mostram foco de um problema que incomoda bastante.
É assim, como um estalo. Na verdade tudo está guardado no inconsciente.
E quando se começa o processo estando-se atento às pequenas coisas, percebe-se que um gesto ou uma palavra que escapa inadvertidamente é o suficiente para causar o estalo esclarecedor.
Foi assim comigo. Tenho conseguido resolver alguns dos problemas que me afetam. Por exemplo, a solidão que tanto me incomoda, e chegou até a tornar-se causa de depressão. E de repente… Bummm! Um estalo. E surgiu o esclarecimento.
Sempre pensei que minha solidão se devesse a n coisas não realizadas. Ou insatisfatórias. Cheguei a pensar que nasci na época errada, no mundo errado. Sempre me sentindo fora de contexto, à parte do mundo, e não conseguia me entender. Aí sem mais nem menos, o estalo. Surgiu de apenas duas palavras: “Casa Cheia”. Entendi meu dilema. Sou uma entre oito irmãos, que cresceram em uma casa sempre cheia. Daquelas de antigamente; Com pai, mãe, avós, tios e tias, e muitos primos.
Depois, em minha vida adulta, tive cinco filhos. Durante anos vivi rodeada de sogro, sogra, cunhadas, cunhados e muitos sobrinhos.
Quando os garotos cresceram, aí a casa vivia cheia de amigos, namoradas e namorados. Depois veio a fase do bota fora. Cada um foi  seguindo seu caminho, até que me vi completamente só. A casa virou um deserto.
Então comecei a sentir uma solidão progressiva e avassaladora, mas não me dei conta de um fato muito simples, por ser ele uma conseqüência natural da vida. A minha rotina havia mudado completamente, e isso era o cerne da questão, e não os mil motivos que inventei.
Então entendi que todas as respostas estão dentro da gente. É só procurar.
Portanto, busque-se, descubra-se. Esta é uma viagem muito interessante.

“Ouse Conquistar a Si mesmo”.
(Nietzche)

Fonte da Figura: freebirds.wordpress.com

Deixe um comentário